sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Eleição para o DCE UNIFAP


A Universidade Federal do Amapá passa por um processo de eleição, para as cadeiras do Diretório Central dos Estudantes. E aí o estudantes desta instituição se pergunta: o que eu tenho a ver com DCE? Bem essa vai para os desavisados, o DCE é a entidade máxima de organização e representatividade das lutas que o ME propões dentro da nossa universidade, não podemos deixar que uma entidade representativa no cenário dos movimentos sociais a nível nacional e local seja entregue de bandeja nas mãos de partidos e estudantes (a mando desses partidos) oportunista que invadam nossa entidade, que há anos é o único que coloca o bloco na rua e bota a boca no trombone quando é necessário, sem se interessar se vai ferir alguém do poder com suas bandeiras!
O DCE da UNIFAP foi o primeiro de todo o Brasil a colocar pra fora uma “Fundação de apoio”, que de apoio não tem nada, serve muito mais para lavagem de dinheiro e apropriação indébita de bens públicos, como o caso mais famoso da Universidade de Brasília – UnB, em que o reitor corrupto Thimoty ostentava enorme riquezas com verba da instituição pública enquanto o ensino, a pesquisa e a extensão estavam sendo jogada pelo ralo, mas o DCE daquela instituição de ensino também não deixou barato, ocupou a reitoria e permaneceu lá até que suas reivindicações fossem ouvidas e que o reitor e todos seus aliados fossem posto pra fora e foi isso que aconteceu! Muitas Campanhas contra o aumento da tarifa o DCE UNIFAP esteve a frente, praticamente todos os anos tomamos partido pela sociedade, em que é agredida com atendimento precário e com o abusivo preço de um serviço muito mal porcamente prestado.
O DCE também esteve a frente na luta por água na universidade, é isso mesmo por água, nossos estudantes não tinham nem água para beber, os de período integral ficavam em condições quase sub-humanas, pois quem não tivesse dinheiro pra comprar sua garrafinha de água mineral ficava com sede. Além do mais os banheiros era entupidos de fezes e urina que fedia pela universidade inteira. Foi necessário mais uma vez dá a cara pra bater e enfrentar a reitoria contra essa imoral situação e através de muita mobilização conseguimos água pra nossa universidade.
Desde muito tempo o DCE luta pela construção do nosso Restaurante Universitário, que até hoje não está entreque e que ainda corremos o risco de ser entregue de qualquer jeito para a reitoria “tapar o Sol com a peneira”. Essa situação se agrava ainda mais porque no campus marco zero há o funcionamento de uma única cantina com monopólio total do lanche, sem nos dá o direito de escolher a que lanche queremos comer, e diga-se de passagem, lanche caro e nojento, há relatos de estudantes que já encontraram larvas de moscas em salgado e barata no feijão. O que espera-se é que o próximo passo comeremos um rato assado, já que não é difícil entendendo a criação que há dos mesmo aos cantos da universidade.
A entidade que hoje é reconhecida pela sociedade como representante do ME é o DCE da UNIFAP, porque a majoritária da UNE não cumpre seu papel a muito tempo, os pelegos da UJS diregem a entidade há mais de 10 anos e também no Amapá dirigem a UECSA, entidade que só promove a musa e o mister estudantil todos os anos, não aglutina movimento, não promove denuncias, não chama mais o estudante pra lutar, sabe porque? Porque esta entidade está vendida para o governo federal, para o governo estadual, para o governo municipal e para todos os empresários do setor de transporte deste Estado. Quem não lembra do monopólio da carteiras de passe-escolar que a UECSA promoveu em 2007, esteve ao lado do SETAP quando deveria está do lado dos estudantes, ganhou mais uma vez uma fatia do bolo pra ficar de bico calado! Além do mais, quem não lembra do ato deste ano contra o aumento da tarifa, em que a UJS a mando do prefeito veio rachar o ato dos estudantes?
É necessário que o DCE UNIFAP permaneça na luta e não se atrele aos governos e reitoria, é necessário fortalecer essa luta e colocar pra fora de uma vez por todas esses vendidos, é necessário que os estudante não entregue suas entidades para que a luta continue e que o movimento estudantil tenha razão para existi, é necessário manter a luta por educação pública, gratuita e de qualidade, contra projetos como REUNI e PROUNI em que a majoritária da UNE apóia e que nada mais é do que a privatização da universidade pública! É necessário ir à luta sempre!


postado originalmente no dia 21 de maio de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário