domingo, 27 de março de 2011

"ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM DIREITO OU UM FAVOR?"

No dia 25 de março, sexta-feira passada, aconteceu na UNIFAP a mesa com o tema "Assistência Estudantil: um direito ou um favor?" vindo de um calendário unificado DCE/SINDUFAP/ANEL/SINSTAUFAP. Discutindo o tema tivemos Profª Janete Leite (Andes/RJ), Clara Saraiva (UFRJ/ANEL), Helcio Alcantara (SINSTAUFAP) e o companheiro do Vamos à Luta Zaraia Guará (UFPA).
Professora Janete fez um resgate histórico do que é Assistência, nos fez compreender o porque de ser um direito e não um favor. Zaraia e Clara mostraram-nos as políticas assistencialistas do governo PT e mostraram às lutas dos estudantes de todo o Brasil por uma Assistência  Estudantil de qualidade e verdadeira. Hélcio pode mostrar a realidade dos técnicos e da comunidade unifapiana com muitos dados estatísticos.
A mesa nos esclareceu e abriu um debate que vem sendo feito pelo Movimento Estudantil da UNIFAP após muitas confusões e atropelos que bolsas e auxílios que a REitoria dispõe aos estudantes trouxeram a nós. É fato e injusto que se recebermos mais de 2 auxílios este ano somos OBRIGADOS a trabalhar 4 horas/semana na UNIFAP! A REItoria dispensa o concurso para técnicos e obrigam os estudantes a trabalhar! UM ABSURDO! Além disso o Restaurante Universitário vai ser entregue sabe lá quando!
A REItoria disse: "Vocês querem o que mais? Nós somos a única universidade a dar dinheiro para o estudante!". Eles tem que entender que dar esmola não é o que queremos, ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NÃO É UMA MOEDA DE TROCA, é um direito ! Queremos respeito! De 8 mil estudantes, passando por uma peneira, apenas os "mais pobres" recebem auxílios! Nos fazem  escrever um Atestado de Insuficiência Financeira só para nos aceitarmos como pobres! Um absurdo mesmo! Como sabemos, Assistência Estudantil não é um favor dado aos "pobres", mas sim um direito conquistado pelos trabalhadores, está na Constituição Federal !
O Coletivo com certeza estará presente em muitos mais debates como este, entendemos a importância deste diálogo e da concientização dos estudantes!  

Um comentário:

  1. companheiros exigir sempre! lutar também a reitoria não vai dar de presente nada, isso só se tornará possivel se houver mobilização, entao no dia 04 de abril precisamos ter muito estudante para cobrar os direitos dos estudantes, professores e técnicos! força e VAMOS A LUTA!

    ResponderExcluir